As Companhias aéreas não gostam quando cancela um voo e por isso elas tornam-no difícil. Bilhetes com cancelamento gratuito são, por norma, o dobro do preço de um bilhete da classe económica e por vezes mesmo sendo bilhetes reembolsáveis podem ter uma taxa de cancelamento.
Se acha que irá ter de cancelar uma viagem de avião, isto é um daqueles casos onde é muito importante ler as letras pequenas quando reserva o seu bilhete, porque as políticas de cancelamento podem variar dependendo da companhia e da classe escolhida.
Portanto, se comprar um bilhete e por algum motivo não pode apanhar o voo, como cancelar? Vamos lá descobrir
Fazer Seguro de Viagem contra Cancelamento de Voos
Fazer um seguro de viagem que cubra os gastos em caso de necessidade de cancelar uma viagem de avião sem perder dinheiro é fundamental para qualquer planeamento de viagem. A nossa equipe testou várias opções de seguros de viagem disponíveis no mercado português e concluiu que o seguro da IATI Seguros oferece a melhor relação custo-benefício. ( Clique aqui para Simular com 5% de Desconto) A IATI Seguros se destaca por sua abrangente cobertura de cancelamento, que inclui uma variedade de motivos legítimos que podem forçar um viajante a cancelar seus planos, como emergências médicas ou alterações significativas nas circunstâncias de trabalho. Além disso, a flexibilidade e as condições de reembolso oferecidas pela IATI tornam esse seguro uma escolha prudente e segura para os viajantes que desejam proteção financeira completa em suas jornadas.
Como cancelar um bilhete de avião comprado nas últimas 24 horas
Existe uma regra importante que nem toda a gente sabe: se comprar um bilhete de ou para Portugal e comprar diretamente na companhia aérea, pode, tipicamente, pedir um reembolso total (ou mudar o bilhete) sem taxas, desde que tenha comprado o bilhete com pelo menos sete dias de antecedência da viagem. Isto é verdade, independentemente de a companhia ser portuguesa ou não, simplesmente tem de viagem de ou para Portugal.
Isto tudo é graças a uma regra simples da Autoridade Nacional da Aviação Civil que exige que as companhias aéreas devem “manter uma reserva com a mesma tarifa por 24 horas sem pagamento ou permitir que uma reserva seja cancelada dentro de 24 horas sem multa.” A maioria das companhias oferece a última (e muitas o fazem mesmo quando também oferecem a primeira opção).
É importante ter em conta que esta regra das 24 horas, é apenas aplicada quando faz a reserva diretamente à companhia – não se estiver a reservar através de uma agência de viagens online (OTA). No entanto, muitas OTAs, como a Priceline, têm políticas de cancelamento em 24 horas similares.
Dentro deste período de tempo, normalmente pode cancelar uma viagem de avião diretamente no website ou ligar para o serviço de apoio ao cliente da companhia
Como cancelar um bilhete de avião com direito a reembolso total, adquirido à mais de um dia
Um bilhete com reembolso total é por norma bastante mais caro que um bilhete sem reembolso … esse é o motivo que leva a maioria das pessoas a não os comprar quando estão à procura de voos mais em conta.
Dependendo da companhia, um bilhete de classe económica com cancelamento gratuito pode custar até três vezes mais do que um sem essa opção.
Se o seu bilhete tem o reembolso completo incluído, pode normalmente cancelar o seu voo online. Veja as secções “Minhas Reservas” ou “Gerir o meu voo” no website o nome pode variar dependendo da companhia. Outra alternativa é ligar para a linha de apoio ao cliente.
Como cancelar um bilhete não reembolsável adquirido à mais de um dia
Se comprou um bilhete não reembolsável, por vezes isso significa que ficará sem a totalidade do dinheiro e, outras vezes, isso significa que pode ainda utilizar algum do valor do bilhete num futuro voo. Nesses casos, geralmente uma taxa de cancelamento irá ser deduzida do valor original do voo e o valor restante será reembolsado num crédito/voucher que pode ser utilizado para adquirir outro bilhete.
O exato valor que irá receber irá depender das taxas, que por si só dependem da companhia. Assim que souber que não poderá comparecer ao seu voo ligue imediatamente e fale com o apoio ao cliente. Se tiver sorte, poderá apanha um funcionário que está a ter um ótimo dia e está bastante disposto a ajudá-lo. Seja educado, cortês e gracioso – uma atitude agradável pode levá-lo longe.
Em primeiro lugar, peça um reembolso. Explique as suas circunstâncias, ou procure uma lacuna. Um amigo uma vez conseguiu que todo o seu voo da cidade de Nova Iorque para o Brasil fosse reembolsado porque um furacão na semana anterior tinha perturbado as viagens aéreas (não estava nada relacionado com as suas circunstâncias reais).
Se isso não resultar, a sua melhor alternativa é pedir um voucher ou uma alteração de data. Por vezes, podem dar-lhe um voucher que tem o prazo de um ano para utilizar.
Como obter um reembolso no bilhete de classe económica
Infelizmente, bilhetes de classe básica económica não podem ser alterados ou cancelados de nenhuma forma, depois do período de 24 horas desde a data de compra (se aplicável). Se não poder comparecer, irá perder o valor total do bilhete. Pode, de qualquer forma, tentar utilizar o método acima, relacionado ao bilhete não reembolsável – tente pedir com charme e espere pelo melhor – mas a maioria das vezes irá perder o valor total que pagou pelo bilhete.
Que mais pode fazer para cancelar um bilhete não reembolsável e não perder o valor pago?
Se pensa que existe uma grande chance de ter de cancelar uma viagem de avião, talvez lhe interesse procurar por um seguro de cancelamento de viagem. Apólices diferentes terão critérios diferentes, portanto, leia as letras pequenas.
O seguro de cancelamento de viagem é um benefício opcional que geralmente vem com uma cobrança adicional. Normalmente, essa cobertura está disponível apenas nos primeiros 21 dias após o pagamento da viagem (às vezes menos) e 100% da viagem deve estar assegurada, embora possa não estar coberto a 100% da viagem. Depende das especificações de sua apólice contratada.
A maioria dos seguros standard irão cobrir o cancelamento da viagem, se houver uma boa razão. Por exemplo, a IATI Seguros irá reembolsar o seu voo se um médico considerar que está clinicamente incapacitado para viajar, ou se o seu companheiro de viagem ou um parente próximo adoecer ou morrer. A Allianz funciona da mesma maneira, mas, novamente, as apólices variam amplamente.
Verifique a proteção de viagem do seu cartão de crédito. Se reserva um voo através do seu cartão de crédito, poderá ter de pagar pela cancelação da viagem (dependendo da política do seu cartão de crédito). Tal como o seguro de viagem standard, no entanto, pode encontrar frequentemente uma boa razão para o cancelamento.
Um amigo, recentemente, conseguiu um voucher com a cobertura total dos custos da sua viagem internacional à Costa Rica, por ter enviado uma mensagem privada à companhia aerea no Twitter, a explicar que a sua mãe estava nos cuidados intensivos. Tudo o que ela precisou, foi de uma carta de uma enfermeira dos UCI, de forma a comprovar a doença e foi tudo resolvido por mensagem privada.
De forma similar, ligar ao apoio ao cliente e informá-los sobre a situação pode levá-lo longe. Embora as companhias aéreas possam ter certas políticas em vigor para o luto, se falar com um representante, poderá chegar a um acordo.
Veja se encontra uma alteração na taxa. Sempre há a opção de reagendar seu voo em vez de cancelá-lo totalmente, portanto, verifique as políticas da sua companhia aérea com antecedência. Por exemplo, a Southwest não cobra uma taxa de alteração, então pode adiar a viagem para uma data posterior.
Se houver uma alteração não trivial de programação no seu itinerário original, normalmente pode alterar ou cancelar seu voo gratuitamente. Por exemplo, se reservou um voo para Londres com uma escala de duas horas em Paris e a companhia aérea alterou seu voo para que fizesse uma escala de seis horas e agora chegasse quatro horas depois do programado originalmente, pode ligar para a companhia aérea e pedir para mudar para um voo diferente.
Se eles não puderem acomodá-lo num voo que esteja de acordo com sua programação, pode cancelar sem taxas - e tem direito a um reembolso total em dinheiro, não a um voucher. As regras variam de acordo com a companhia aérea, mas normalmente a diferença de horário deve ser de pelo menos uma hora; em algumas companhias aéreas, o mínimo é de duas horas.
Se tem esperança de que a companhia aérea possa cancelar ou alterar o voo, espere até o último minuto para cancelar. Se cancelar o bilhete, poderá ser cobrada uma taxa. Se a companhia aérea cancelar o voo, você terá direito a um reembolso total em dinheiro. Pode cancelar uma passagem basicamente até o dia da viagem, então não há sentido em cancelar antecipadamente e pagar uma taxa. Se, por exemplo, houver alguma agitação na área ou mau tempo, a companhia aérea pode acabar por cancelar o seu voo e você poderá vir a receber o seu dinheiro de volta.
As companhias aéreas não facilitam o cancelamento de voos, mas a regra das 24 horas pode ajudar se acabou de reservar a passagem. Também pode haver algumas lacunas, dependendo de suas circunstâncias e, se tudo mais falhar, o seu cartão de crédito pode oferecer alguma proteção.
Não quer perder dinheiro por cancelar o voo?
Simular Seguro com reembolso
Simular Seguro de Viagem ✈️
Mais Dicas de Como Cancelar uma Viagem de Avião sem perder Dinheiro
Cancelar uma viagem de avião sem perder dinheiro pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que você pode adotar para minimizar ou evitar perdas financeiras:
- Escolha de Bilhetes Reembolsáveis: A maneira mais segura de garantir que você possa cancelar sua viagem sem perder dinheiro é optar por tarifas reembolsáveis. Esses bilhetes geralmente são mais caros, mas oferecem maior flexibilidade para cancelamentos.
- Seguro de Viagem: Investir em um seguro de viagem que cubra cancelamentos por motivos justificados (como doença, problemas familiares graves, ou questões de trabalho) pode ser uma forma eficaz de recuperar os custos, caso você precise cancelar sua viagem.
- Políticas de Cancelamento das Companhias Aéreas: Verifique as políticas de cancelamento da companhia aérea antes de comprar o bilhete. Algumas companhias permitem cancelamentos ou alterações sem taxas se feitos dentro de um determinado período após a reserva, geralmente 24 horas.
- Vouchers e Créditos de Viagem: Se o cancelamento não for evitável, verifique se a companhia aérea oferece a opção de receber um voucher ou crédito para uso futuro. Muitas companhias aéreas têm flexibilizado suas políticas nesse sentido, especialmente em resposta a circunstâncias imprevistas como a pandemia de COVID-19.
- Tempo e Flexibilidade: Se possível, tente cancelar o mais cedo possível. Quanto mais próximo da data da viagem, maiores podem ser as taxas de cancelamento. Além disso, se você tem flexibilidade nas datas, pode tentar alterar sua viagem em vez de cancelar, o que pode ser menos custoso.
- Negociação Direta: Em casos de extrema necessidade, como uma emergência médica, tente negociar diretamente com a companhia aérea. Algumas podem oferecer condições especiais ou mesmo o reembolso total como gesto de boa vontade.