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Como funciona seguro viagem? Descubra tudo!

Talvez nunca tenha utilizado qualquer seguro de viagem. Ou então, talvez tenha acabado de adquirir um, e esteja agora a folhear os documentos da sua apólice, interrogando-se sobre qual o significado daquilo que vê. Estamos aqui para ajudar!

Este guia explica o básico: como funciona seguro viagem, como escolher o melhor plano para si, e como tirar o maior proveito da sua cobertura.

De que se trata? 

Um seguro de viagem consiste na aquisição de num plano de coberturas que o irá proteger de determinados riscos ou perdas financeiras que possam ocorrer quando viaja. Estas podem ser situações menores, como um atraso na chegada da sua mala, ou maior gravidade, como a necessidade de cancelamento de última hora ou uma emergência médica num país estrageiro.

Além da proteção financeira, um dos benefícios mais significativos de um seguro de viagem é o acesso a serviços de assistência, onde quer que esteja. A nossa equipa de especialistas em viagens e em serviços médicos conseguem proporcionar-lhe tratamentos médicos de emergência, monitorizar os cuidados que lhe são prestados, servir como intérpretes, ajudar na recuperação de passaportes perdidos, entre muitas outras coisas. São eles que, por vezes, acabam por salvar a vida de quem viaja.

Eis algumas coisas que deverá saber sobre seguros de viagem:

  • Os benefícios variam consoante o plano escolhido. Então, é importante que selecione um que esteja em conformidade com as suas necessidades, com o seu orçamento e com aquilo que tem planeado para a sua viagem.
  • Um seguro de viagem não poderá cobrir todas as eventualidades. A IATI Seguros oferece os denominados seguros de risco, caracterizados por cobrir apenas algumas situações, perdas ou eventos específicos discriminados na documentação da apólice, e apenas sob as condições que aí são descritas.
  • Os seguros de viagem são concebidos para a cobertura de eventos imprevisíveis – não de situações que possa prever ou que estejam sob o seu controlo. Por exemplo, se aquisição do seguro da sua viagem até à praia se der apenas após vir a público o surgimento de um furação a aproximar-se do seu destino, as possíveis perdas não estariam abrangidas.

Como funciona?

Na maioria dos casos, o seguro de viagem reembolsar-lhe-á os prejuízos financeiros cobertos – após a submissão e a aprovação do sinistro. Apresentar o sinistro nada mais é que a apresentação da prova do seu prejuízo à IATI Seguros, de modo a que possamos verificar o que aconteceu e, assim, restituir-lhe as perdas abrangidas pela sua cobertura. Poderá submeter esta informação na aplicação, que deverá instalar no seu telemóvel, ou online.  

Como funciona isto na “vida real”? Imaginemos que adquire o Plano de Viagem Única Prime, que inclui as benesses do cancelamento da vigem, para salvaguardar o seu próximo cruzeiro até Cozumel, no México. Dois dias antes da partida, experiencia sintomas de febre alta e de dores no peito. Ao consultar o seu médico, este diagnostica-o com uma pneumonia bacteriana, aconselhando-o a cancelar a viagem. Ao notificar a companhia do cruzeiro, informam-no de que é demasiado tarde para ser atribuído o reembolso.

Caso não tivesse adquirido o seguro, perderia todo o dinheiro que tinha depositado nas suas férias. Felizmente, o surgimento de uma doença grave e incapacitante pode ser considerado como uma ocorrência coberta, o que significa que acabará por ser reembolsado por todas as despesas de viagem já pagas e não-reembolsáveis. Neste caso, ao sentir-se melhor, bastaria recolher todos os documentos necessários – como os recibos daquilo que adquiriu com a companhia aérea e com a do cruzeiro, e a informação relativa aos reembolso a que teve a que não teve direito – e apresentar a solicitação. Pode inclusive optar por receber o seu reembolso através de depósito direto no seu cartão de débito ou em cheque.

Noutros casos, este processo decorre de forma ligeiramente diferente. O seguro de viagem poderá encarregar-se de cobrir, logo à partida, qualquer necessidade de tratamento médico ou de transporte de urgência quando viaja para o estrangeiro. Com os planos de viagem única Prime e Primer, poderá beneficiar de um pagamento fixo de 100 dólares, cerca de 88 euros, pelo atraso na sua bagagem.  Se o atraso for na própria viagem, recebe este valor fixo por cada dia de diferença. Não há necessidade de recibos; basta um comprovativo desse atraso.Muitos viajantes têm questionado: Pode a covid-19 ser tida como uma razão que valide o cancelamento de uma viagem? E poderá o seguro ajudar numa situação na qual fique gravemente afetado pela covid-19 enquanto viaja? Alguns dos nossos planos mais populares incluem, agora, coberturas relacionadas com situações de epidemia (sendo que os benefícios variam consoante o plano em questão, e não estão disponíveis em todas as jurisdições). O novo Parecer de Cobertura Epidemiológica acrescenta pontos relativos a determinadas perdas relacionadas com a covid-19 e com qualquer eventual epidemia futura. Para confirmar se o seu plano inclui este parecer, e, caso inclua, verificar o que cobre especificamente, procure “Parecer de Cobertura Epidemiológica” no capítulo Declarações de Cobertura ou no referente à Carta de Confirmação. Termos, condições e exclusões podem aplicar-se. A cobertura pode não totalizar o valor das suas perdas. Todos os benefícios estão sujeitos a um limite máximo de viabilidade, que, em alguns casos, poderão estar condicionados por sublimites e máximos diários.

Como escolher o seu seguro de viagem

A Iati Seguros disponibiliza uma vasta gama de planos com distintos limites e benefícios. Então, como poderá saber qual o que melhor se adequa a si? Em primeiro lugar, reúna os dados relativos à sua próxima viagem. Ao inserir a sua idade e os custos e datas da viagem, poderemos fazer-lhe algumas recomendações. Depois, poderá pesar os custos e os benefícios de cada um deles.

Se é um viajante consciente dos seus orçamentos, que está a viajar nos Estados Unidos da América, provavelmente ficará agradado com o Plano de Cancelamento de Viagem Única, que inclui benefícios e facilidades no cancelamento da viagem, em interrupções e em atrasos.

Se procura proteção em casos de emergência médica no estrangeiro, ao mesmo tempo que não tem grandes despesas em modalidade de pré-pagamento na sua viagem, poderá considerar o Plano de Emergência Médica de Viagem Única. Trata-se de um plano acessível que inclui benefícios ligados a emergências médicas e a transporte de urgência, assim como outras benesses, mas sem a cobertura de cancelamento ou interrupção da viagem.

Se quer garantir que tem ao seu dispor um leque substancial de benefícios, aquele que melhor o servirá poderá ser o Plano de Viagem Única Prime. Este também cobre crianças até aos 17 anos de idade, sem custos adicionais, quando estas estão a viajar com um dos pais ou avós.

Se, por outro lado, está a planear diversas viagens para os próximos 12 meses, seria benéfico considerar um seguro anual – como o Plano de Todas as Viagens Prime. É um plano que lhe confere uma cobertura acessível durante um ano completo em viagem, incluindo: benefícios de cancelamento e interrupção da viagem; cuidados médicos de emergência; bagagem perdida, roubada ou com atraso, e a Proteção de Carros Alugados (disponível para residentes da maioria dos Estados).

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Como tirar o máximo partido do seu plano

Não espere demasiado para obter um Seguro de viagem! A melhor altura para adquirir o seu seguro é logo após ter todos os preparativos completos. Quanto mais cedo for, maior é a sua margem de cobertura. Além disso, deverá ter o ser plano num prazo de 14 dias após o pagamento do seu deposito inicial de viagem, isto para que possa ser elegível no usufruto de benefícios ligados a problemas de saúde pré-existentes (não incluídos em todos os planos).

Leia toda a documentação do seu seguro antes de partir. Se não estiver completamente satisfeito com o seu plano, tem 15 dias (ou mais, dependendo do seu Estado de residência) para fazer o pedido de reembolso – desde que ainda não tenha começado a sua viagem ou iniciado um uma apresentação de sinistro.

Contacte-nos se precisar de ajuda. Caso persistam dúvidas sobre como funciona seguro viagem, sobre a apresentação de sinistro, ou sobre quais os benefícios de que precisa especificamente, por favor, entre em contacto connosco! Os nossos agentes estão disponíveis 24 horas por dias, 7 dias da semana. No caso de já estar em viagem, seja a enfrentar qualquer crise que tenha surgido ou apenas a necessitar de aconselhamento, telefone para a nossa linha direta de assistência urgente.

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