O que é seguro anual de viagem?
O seguro anual de viagem (também conhecido como seguro de viagem multiviagens) é uma apólice de seguro que fornece cobertura para quem viaja com mais regularidade, geralmente dois ou mais feriados ou viagens de negócios em 12 meses.
Os seus benefícios incluem:
- pagar uma vez por 12 meses de cobertura
- seguro de viagem para uma quantidade ilimitada de feriados (embora cada comprimento de viagem individual terá um limite)
- é mais económico quanto mais viaja
Podemos ajudá-lo a comparar o seguro de viagem anual e encontrar a cobertura certa para as suas necessidades.
O que uma apólice anual de seguro de viagem geralmente cobre?
Uma apólice típica de seguro de viagem, incluindo seguro anual de viagem, pode protegê-lo contra:
- Despesas médicas – a sua apólice deve cobri-lo em caso de emergências médicas, o custo de qualquer tratamento, pernoitamentos e repatriação. No entanto, lembre-se de indicar ao seu provedor de seguros sobre quaisquer condições médicas preexistentes. Lembre-se também de levar o seu Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC),se ainda for válido. Embora não seja um substituto para o seguro médico, permite-lhe obter tratamento médico como num local em países da UE.
- Depois de deixar a UE, não poderá solicitar um EHIC, mas pode solicitar o novo GHIC aqui. O GHIC oferecerá a mesma cobertura que o EHIC nos países da UE.
- Cancelamento e redução – pode ajudá-lo se precisar de cancelar ou encurtar as suas férias.
- Partida perdida ou atrasos – oferece cobertura se os seus voos se atrasarem por causa de um evento segurado.
- Bagagem roubada, perdida ou danificada – certifique-se de ter seguro suficiente para cobrir o custo da sua bagagem.
- Objetos de valor e dinheiro pessoal.
- Cobertura de responsabilidade pessoal – pode cobrir o custo de qualquer dano ou lesão que inadvertidamente sofra enquanto estiver fora.
Alguns provedores de seguros oferecem apólices anuais onde pode escolher entre diferentes níveis de cobertura, com níveis crescentes de proteção. Tendem a ter diferentes limites superiores e excessos mais baixos. Os níveis superiores oferecem mais proteção, mas tendem a ser mais caros.
Certifique-se que compreende completamente a cobertura que está a receber antes de comprar.
O que fica geralmente excluído do seguro anual de viagem?
Todas as apólices de seguro têm uma lista de exclusões que um provedor de seguros não pagará. Deve sempre ler os documentos da apólice cuidadosamente antes de comprar para ter certeza de que as suas necessidades estão cobertas. As exclusões podem incluir:
- tratamento médico para condições preexistentes
- alguns desportos, desportos aquáticos, desportos de inverno e atividades
- greves que eram de conhecimento público quando adquiriu o seu seguro
- pedidos decorrentes de viagens a um local para o qual o Ministério das Relações Exteriores e da Comunidade desaconselhou a viagem, antes da sua viagem
- pedidos de reembolso resultantes de uso de drogas ou álcool
Como obter uma apólice de seguro de viagem anual acessível
Uma das melhores formas de encontrar um seguro de viagem anual barato é comparar as cotações. Isso significa que pode comparar opções de cobertura e preços para encontrar uma política que seja certa para si e para as suas necessidades. Mas há outros fatores que podem ajudá-lo a economizar dinheiro no seu seguro.
· Escolher a política certa para a sua região – pense nos seus planos para o ano e limite a apólice às zonas para as quais sabe que vai viajar. Por exemplo, não há necessidade de comprar uma apólice que inclua os EUA se não for lá.
· Não duplique a cobertura – o seguro de viagem está agora incluído nalguns planos de contas bancárias, por isso verifique se ainda não tem cobertura antes de comprar. Também pode já ter cobertura para alguns dos seus bens – seguro de telemóvel, por exemplo – para que não precise disso incluído na sua apólice de viagem.
· Escolha cuidadosamente os seus níveis de excesso – de um modo geral, quanto maior o excesso, menor o seu prémio. Certifique-se de que pode pagar o excesso se submeter um pedido.
· Escolha cuidadosamente os níveis de cobertura – usualmente, quanto maior o nível de cobertura, mais cara é a apólice. Mas não vale a pena escolher, digamos, um alto nível de cobertura para a sua bagagem se não refletir o valor do que está a levar consigo.
Se está a realizar apenas uma viagem num ano, então pode achar mais barato obter uma apólice de viagem única. Podemos mostrar as duas opções para que possa decidir qual é a adequada para si.
Quais as vantagens de uma apólice anual de viagem?
A cobertura anual de viagens pode ser uma boa escolha para quem faz duas ou mais viagens num período de 12 meses. Mas para os que tiram férias únicas, uma única cobertura de viagem pode ser melhor.
Os benefícios de uma apólice anual incluem:
- facilidade - pode ir embora no último minuto sem ter que organizar o seguro de viagem (uma coisa a menos com que se preocupar)
- acessibilidade – se faz várias viagens por ano, pode ficar mais barato do que pagar por várias viagens individuais
- adequação – com vários tipos de apólices anuais de várias viagens para diferentes regiões do mundo, apenas precisa de pagar por seguro para as zonas que sabe que irá visitar
- flexibilidade – os provedores de seguros oferecem uma gama de opções de cobertura, para que possa escolher entre uma apólice típica e uma com limites muito maiores para pagamentos
- Isto significa que se viajar uma vez por ano, uma apólice de viagem única pode ser económica. No entanto, se viajar duas ou mais vezes por ano, provavelmente vai descobrir que a melhor forma de economizar dinheiro é subscrever uma apólice anual de várias viagens.
Quais as desvantagens do seguro anual de viagem?
A principal desvantagem das apólices anuais de viagem é que os limites de idade podem ser menores do que para apólices de viagem única, por isso os mais velhos podem achar mais difíceis obtê-las. Viajantes mais velhos podem achar que vale a pena obter cotações para ambos os tipos de apólice.