Uma boa apólice de seguro autocaravana online é um produto criado especificamente para as necessidades dos consumidores. Não é uma adaptação de uma apólice de seguro automóvel, envés disso cobre coisas como uma melhor cobertura de bens pessoais, cobertura de avarias para grandes veículos, repatriamento, uma cobertura para para-brisas mais completa, quilometragem reduzida e períodos prolongados fora de Portugal.
Se possuir uma autocaravana VW clássica ou talvez um veículo auto contruído, empresas como a IATI Seguros oferecem benefícios adicionais, tais como cobertura de valores acordados, cobertura de modificação e retenção de salvamento, também.
Pesquise sobre o seguro para autocaravanas
Aconselhamos sempre a utilização de um corretor especializado e apenas a utilização de websites de comparação como uma ferramenta inicial de pesquisa. Não aceite apenas a primeira oferta, mas investigue. Tenha uma lista das suas necessidades e faça perguntas sobre a cobertura fazer a comparação, pois se não o fizer, poderá acabar sem benefícios cruciais. Os corretores especializados farão também todas as perguntas relevantes, por isso certifique-se de que tem todos os detalhes da autocaravana, condutores e o uso pretendido, antes de telefonar.
Pergunte quem é o subscritor. Como explica Craig Thompson da Caravan Guard:
"Um subscritor bem conhecido pode dar garantias de que o seu crédito será pago e tratado de forma eficiente. As apólices da Caravan Guard são subscritas pela IATI Seguros, uma seguradora líder em Portugal e uma empresa com raízes que datam há mais de 300 anos. Veja também o que outros proprietários têm a dizer sobre a sua experiência de uma seguradora online, em sites de revisão de clientes como o TrustPilot e o Review Centre, bem como em fóruns de redes sociais".
Não confie demasiado inicialmente em websites de comparação de preços, porque nem todas as empresas estão nesses. E não se limite a preencher um formulário online - ligue à companhia de seguros, pois poderão oferecer um melhor negócio com o desenvolver da conversa.
Seguro autocaravana online
Como o uso e a quilometragem afetam o seguro
Uma tendência notória dos últimos tempos é o número de jovens entusiastas que estão a entrar no mundo das autocaravanas. Isto deve-se, em parte, à pronta disponibilidade de financiamento, que tem ajudado uma nova geração a entrar no passatempo. Muitos das tradicionais autocaravanas, caravanas e mesmo concessionários de automóveis estão também a ramificar-se nas vendas.
Outro fator é que a Volkswagen tem vendido anualmente números significativos do seu modelo Califórnia, e com a Mercedes a ter introduzido o Marco Polo há alguns anos atrás, existem agora alguns em condições usadas.
Esta maior disponibilidade de usados para escolher adequa-se perfeitamente à geração mais jovem de famílias de 30 e poucos anos. No entanto, estes veículos não estão reservados apenas para o fim-de-semana fora, pois é muito provável que sejam utilizados no dia-a-dia, talvez mesmo para deslocações pendulares.
Mas, como Mark Reynolds do Just Kampers explica: "Muitas seguradoras apenas cobrem as caravas para uso social e doméstico. Assim, se a levasse para o trabalho ou para a estação para se deslocar, descobriria que não está coberto. Na IATI Seguros, em 99% dos casos, podemos adaptar a apólice às suas circunstâncias únicas, incluindo a sua utilização para o trabalho".
No entanto, nem todas as seguradoras podem cobrir este risco, e aquelas que podem frequentemente ter um limite de quilometragem anual relativamente baixo em vez de cerca de 8.000, por isso não se esqueça de perguntar se isto se aplica a si.
Outra questão é que as conversões de caravanas variam muito e podem ser muito específicas, especialmente se forem construídas por si mesmo. Por esta razão, e porque são muito mais pequenas que as autocaravanas, as seguradoras são cautelosas quanto ao facto de as linhas entre os veículos de lazer e os veículos do dia-a-dia serem muitas vezes confusas. Como resultado, é importante que esteja claro com a sua seguradora desde o início quanto à quilometragem e utilização do veículo para garantir que tem a cobertura correta no local.
Ouvimos falar de pessoas que tentam segurar mal as suas "carrinhas apenas para pagar um prémio ligeiramente menor e evitar ter de instalar medidas de segurança tais como um localizador ou alarme, mas, especialmente numa apólice nova-para-antigo, é possível que fique sem milhares de libras no bolso em caso de sinistro - e tudo por uma questão de poupar alguns euros.
Se tem um clássico ou uma autoconstrução, estabelecer o que vale para si é muito importante. Como Mark explica, "O valor acordado é um grande tópico. Oferecemos uma política de valores devidamente acordada, não apenas para clássicos, mas potencialmente qualquer autocaravana. O cliente preenche um formulário e envia fotografias, e nós concordamos com um valor. Depois, se tiverem de reclamar, não há regateio sobre o valor, uma vez que está tudo pré-acordado".
Finalmente, certifique-se de que está familiarizado com os termos e condições da sua apólice. Por exemplo, as pessoas levam frequentemente consigo o seu conjunto de chaves sobresselentes nas férias, por precaução. Isso não é um problema se as guardar consigo, mas se as deixar na caravana quando não estiver acompanhada e for roubada, é provável que anule os termos de qualquer apólice de seguro.
Felizmente, quando alguém inadvertidamente viola os termos da sua apólice, as seguradoras mais reputadas tentarão ajudar de alguma forma, mesmo que se trate apenas de uma contribuição - note aqui o uso da palavra "inadvertidamente". Retire isso da equação e o sinistro torna-se fraudulento, pelo que é uma questão completamente diferente.