Seguro fotográfico: é uma prioridade para os profissionais e amadores protegê-los de perdas financeiras relativas a qualquer dos seus bens, equipamento, e potencialmente, de todo o seu negócio.
Há sempre soluções rápidas para quando ocorre uma catástrofe. As lentes esmagadas podem ser substituídas na manhã de um casamento. Uma câmara pode ser emprestada se a sua for roubada. Mas sem seguro, o seu orçamento fotográfico sofrerá um duro golpe.
O seguro do seu equipamento fotográfico e do seu negócio vem sempre com certos riscos. Listamos estes riscos abaixo, juntamente com soluções para erros comuns de seguro fotográfico que recaem até mesmo sobre os profissionais mais experientes. Não se esqueça de proteger também as suas imagens! Uma conta Pixsy gratuita permite-lhe recuperar o rendimento perdido de imagens roubadas.
8 opções de seguro material fotográfico
Mesmo as empresas de fotografia mais pequenas requerem câmaras, lentes e equipamento informático dispendiosos. Como é que protege o seu investimento? Vamos ver as suas opções.
1. Planos de seguros de empresas fotográficas
O tamanho e a natureza do seu negócio determinam que seguro fotográfico precisa, e a que preço. Nos EUA, por exemplo, um indivíduo pode registar-se como empresário individual ou como sociedade de responsabilidade limitada (LDA). Veja os tipos comuns de seguro para empresas de fotografia que pode escolher:
Cobertura de propriedade de empresas
Não importa o nome de quem é o equipamento fotográfico - o seu ou o da sua empresa - o que importa é se é usado para ganhar dinheiro. Se assim for, necessitará de cobertura de propriedade comercial. Isto protege o seu equipamento técnico/fotográfico, bem como o mobiliário de estúdio, como secretárias e cadeiras. Por vezes, também cobre as instalações do seu escritório.
Cobertura de responsabilidade geral
A cobertura de responsabilidade geral, também referida como seguro de responsabilidade fotográfica, é outra obrigação, quer esteja a fotografar casamentos ou modelos no seu estúdio. Pode ajudar a pagar as despesas médicas/jurídicas em caso de acidente (incluindo consultas), ou cobrir o custo de substituição de quaisquer artigos danificados. Os grandes clientes só o contratarão se cumprir um montante mínimo de cobertura, pelo que não há realmente nenhuma opção (ou razão!) para evitar a cobertura de responsabilidade.
Outros tipos de seguros comerciais comuns que pode considerar como fotógrafo incluem:
Cobertura de interrupção de negócios
Substitui os seus rendimentos em caso de incêndio ou qualquer outro desastre.
Seguro de Navegação Interior
Para quando os seus bens são roubados ou danificados no local ou em trânsito.
Responsabilidade civil automóvel
Pois, digamos, quando alguém parte a janela do seu carro e rouba todo o seu equipamento de iluminação.
Remuneração de empregados de estúdio
Paga contas médicas e salários perdidos por doenças ou ferimentos relacionados com o trabalho.
2. Tornar-se membro de uma Sociedade de Fotografia (para seguros)
As associações comerciais de fotografia oferecem inúmeros benefícios aos seus membros, e um dos mais populares é o seguro material fotografico.
A American Society of Media Photographers (ASMP), por exemplo, é parceira de várias companhias de seguros e programas de fotografia. Não se trata apenas de material fotográfico: a ASMP oferece acesso a várias formas de responsabilidade empresarial e planos de saúde para indivíduos, grupos e freelancers.
Por uma taxa anual, isto é obviamente mais acessível do que outras opções de seguros. Também se pode desfrutar de várias outras regalias, tais como descontos para festivais/exposições de fotografia, listagens de portfólio, e guias gratuitos.
3. Usando o seu seguro Familiar
Amador, apreciador e fotógrafo: aproveite a apólice de artigos pessoais do seu seguro! Isto será diferente entre empresas e países, mas muitos assegurarão especificamente equipamento de fotografia contra roubo e danos acidentais, mesmo que viaje.
Irá afetar o valor do seu prémio? Tudo depende de quantos artigos adicionais acrescentar, e do tamanho de quaisquer reclamações que acabe por fazer. Assegure-se de especificar quaisquer itens grandes ou caros no seu kit.
Note que isto não cobre manutenção e qualquer desgaste. Além disso, se tirar fotografias ou vender trabalho como LDA, então o seu equipamento não pode ser segurado ao abrigo de uma propriedade pessoal ou plano de bem-estar.