O seguro viagem para idosos foi concebido para ajudar as pessoas com mais de uma certa idade a satisfazer as suas necessidades únicas de cobertura quando vão viajar. Se este seguro é apresentado de forma diferente dos outros tipos de seguros de viagem ou se estas prestações estão incluídas nas apólices padrão, podem diferir entre seguradoras.
Se estiver de viagem e quiser certificar-se de que tem o melhor seguro de viagem para as suas necessidades, leia atentamente os documentos da apólice e declare toda e qualquer condição médica no questionário médico.
Uma mão-cheia de seguradoras atende especificamente a pensionistas e idosos, enquanto muitas outras seguradoras podem dar a pessoas com mais de 60 anos os mesmos benefícios ao abrigo da sua cobertura normal de seguro de viagem.
Porque é que é preciso um seguro viagem para idosos?
Não vemos a idade como uma barreira quando se trata de seguro de viagem. Com o seguro de viagem para idosos, pode ir de férias com paz de espírito. Afinal, se alguma coisa correr mal nas suas viagens, terá o nosso apoio.
As nossas apólices de Viagem Única e de Viagem Múltipla Anual não têm limite de idade superior, pelo que pode ter um seguro de viagem personalizado que cubra as suas necessidades médicas e de viagem.
Infelizmente, as coisas correm mal nas férias mais vezes do que pensa, com 1 em cada 20 pessoas a reclamar o seu Seguro Anual de Viagem em 2018. *
Os custos indesejados podem incluir contas de tratamentos médicos e estadias hospitalares, ou mesmo trazê-lo de volta a casa se ficar doente. Podem também incluir a substituição de bagagem ou passaportes perdidos ou roubados.
Ou poderá ter de cancelar as suas férias no último minuto, ou encurtar as férias e precisar de novos voos para casa.
Ninguém gosta de pensar em coisas que correm mal, mas o seguro de viagem OAP irá mantê-lo coberto caso o imprevisto aconteça.
Não vale a pena fazer o que está certo?
Encontrar o seguro de viagem adequado para idosos e seniores não precisa de ser um desafio.
O mais importante sobre o seguro de viagem para idosos e seniores é que a sua cobertura de saúde lhe dá a proteção de que necessita. Lembre-se de que são necessários suplementos para alguns tipos de férias, como desportos de Inverno e cruzeiros. Também precisa do seu seguro viagem para idosos para o cobrir em quaisquer atividades em que participe enquanto estiver fora.
As seguradoras de viagens podem estabelecer limites de idade máximos, dependendo do tipo de atividade que desejarem realizar enquanto estiverem fora. Por exemplo, é menos provável que encontre cobertura de esqui se estiver nos seus 70 e 80 anos de idade. Isto não quer dizer que não exista; pode apenas precisar de encontrar um fornecedor especializado.
À medida que envelhece, pode haver mais restrições em termos de quanto tempo pode viajar e permanecer coberto. Por exemplo, enquanto as pessoas mais jovens podem ficar cobertas até um ano, as pessoas na casa dos 70 anos podem ficar limitadas a 90 dias, e as pessoas na casa dos 80 a menos dias ainda.
Isto diferirá entre seguradoras, pelo que vale a pena saber o que pode obter na cobertura antes de fazer uma compra.
Também é necessário certificar-se de que está coberto para quaisquer atividades em que participará enquanto estiver ausente. Isto não se aplica apenas a atividades que requerem uma cobertura especializada como o esqui, mas também a atividades mais normais de férias. Se o seu seguro de viagem não o cobrir, então talvez queira pensar duas vezes em envolver-se e arriscar-se a sofrer um acidente.
Seguro de viagem para idosos com condições médicas
Viajar com uma condição médica pode ser uma perspetiva assustadora, piorada se não se tiver a cobertura adequada. Se tiver uma condição médica existente, então assegure-se de que tem uma cobertura de saúde adequada para a sua viagem.
Deve também certificar-se de que sabe o suficiente sobre a prestação de cuidados de saúde no país e área que está a visitar para se dar a si próprio tranquilidade no caso de algo correr mal.
Todas as condições médicas são consideradas quando adquire o seu seguro de viagem, mas se tiver dúvidas ou tiver algo particularmente raro, poderá valer a pena falar com um representante.
É importante declarar todas as condições médicas com precisão, para ter a certeza de que tem a cobertura de que necessita. As seguradoras tomarão uma decisão com base nos detalhes que lhes der, e as seguradoras têm frequentemente diferentes níveis de risco que estão dispostas a aceitar. Por isso, nem sempre se verifica que, se for recusado por uma seguradora, será recusado por todas elas.
Também se pode considerar o seguro de viagem para idosos que é subscrito manualmente, o que significa que cada apólice tem em conta a situação única do titular da apólice. Este tipo de seguro é, previsivelmente, mais caro em geral do que os termos normais de seguro de viagem.
Que tipos de cobertura devo considerar?
A maioria dos seguros de viagem para idosos seguem um formato padrão: quer um seguro para uma única viagem, para várias viagens ou para uma viagem especializada, como um cruzeiro ou uma viagem de esqui? O seguro de viagem única é concebido para pessoas que desejam fazer uma viagem dentro de um determinado ano. O seguro de viagem única com os Correios tem os seguintes limites de idade: se tiver até 70 anos inclusive, pode qualificar-se para a viagem mais longa possível de 365 dias. Se tiver entre 71 e 75 anos, a duração máxima da sua viagem desce para 90 dias. E se tiver 76 anos ou mais, a viagem mais longa por que estaria coberto é de 31 dias.
A cobertura anual Multi-Trip com os Correios é melhor para pessoas que viajam duas ou mais vezes no espaço de um ano. Pode ser melhor para aqueles que se deslocam frequentemente, os limites de idade descritos acima permanecem os mesmos para cada viagem efetuada no âmbito de uma apólice anual de Viagens Múltiplas.
Quer este seja o seu primeiro cruzeiro ou o seu vigésimo, é imperativo que tenha o complemento certo. Estes são complementos opcionais que estão disponíveis a um custo extra. A cobertura de cruzeiro oferece proteção extra enquanto estiver no mar, como salvamento de emergência e substituição por pertences perdidos. Embora o complemento seja opcional, pode invalidar a sua cobertura em geral se for num cruzeiro sem ele.
O que é que o seguro de viagem sénior cobre?
O seguro de viagem para idosos pode oferecer uma melhor cobertura médica, de emergência e de ferimentos, concebida para responder às necessidades específicas das gerações mais velhas.
No entanto, as apólices normais de seguro de viagem estão frequentemente disponíveis aos clientes até aos 80 anos de idade. Isto pode ter um melhor valor e ainda oferecer uma cobertura médica de emergência. Em última análise, cabe-lhe a si decidir se precisa de cobertura especializada ou se o que é fornecido numa apólice normal é adequado para si.
Outras coisas normalmente cobertas por uma apólice de seguro de viagem incluem o cancelamento, redução, e perda de pertences. Se comprar um Seguro de Viagem dos Correios no momento em que reserva as suas férias, então estará coberto a partir desse momento. Isto significa que se tiver de cancelar as suas férias antes de partir devido ao trânsito, doença inesperada ou luto familiar, poderá fazer uma reclamação.